PROGRAMA AMBIENTAL - PROESA

O Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental é um instrumento político e ideológico que tem como finalidade atual ajustar e conduzir a educação ambiental para o Município de Biguaçu. Com o início da consolidação da Educação Ambiental no município, em 2013, o Programa ProEsa foi estabelecido de forma orgânica e participativa pela equipe de educadores ambientais, técnicos e diretoria da FAMABI.

No ano de 2013, ocorreu pela primeira vez no município de Biguaçu o Projeto Protetor Ambiental, onde receberam treinamentos e informações durante o ano letivo. Em 2015, como forma de dar continuidade à proposta, a FAMABI passou a realizar o Projeto Guardião Ambiental. Desta forma, a estruturação da educação ambiental na FAMABI se deu com a consolidação do Projeto Guardião Ambiental (em 2015) e em 2016 as atividades se expandiram.

 

Curso Guardião Ambiental

As aulas são voltadas para uma turma de 20-25 alunos de diversas escolas de Biguaçu, durante um período do ano letivo, os quais são previamente selecionados pela FAMABI mediante divulgação, inscrição e atendimentos dos pré-requisitos.

 

Serão estimulados a serem multiplicadores do conhecimento adquirido na sua escola e comunidade, visando uma melhor saúde ambiental. A proposta é que sempre que possível sejam realizadas aulas práticas ou saídas de estudo. Ao final do curso é realizada uma formatura, com autoridades, pais, amigos e familiares, com sessão solene, coquetel e entrega de certificado.