Horto Municipal Engenheiro Agrônomo Heron Rocha

O município de Biguaçu conta com um Horto Municipal que tem como objetivo a recepção de mudas provenientes de compensações ambientais de processos de licenciamento e autorizações de corte e supressão de vegetação. Também são produzidas mudas no local. Além de espécies de mudas nativas da região, é possível encontrar algumas espécies ornamentais, frutíferas, medicinais, temperos e chás. As mudas ficam disponíveis para retirada pela população, para a recuperação de áreas degradadas e matas ciliares, paisagismo de ruas e praças.

 

Em uma área de 450 m², na esquina das ruas Avanir Freiberger e Francisco Petry, Centro, foi construído o horto que leva o nome de um de seus idealizadores, o funcionário da Secretaria Municipal de Agricultura, Heron Rocha. O servidor faleceu em outubro de 2015, quando o projeto deixava o papel para se tornar realidade em Biguaçu.


Os munícipes interessados podem ir ao local e fazer a retirada de mudas para o plantio em suas residências, sendo limitada a 10 unidades por pessoa. Para maiores quantidades é necessário solicitação via Ofício para a FAMABI.


Atualmente o Horto é administrado em parceria com uma empresa privada, como forma de compensação ambiental, auxiliando no gerenciamento e manutenção do local e das mudas.


Algumas das mudas arbóreas que podem ser encontradas no horto são: aroeira, araçazeiro, pitangueira, ipê, canela, capororoca, cedro, tucaneira e o baguaçu (árvore símbolo de Biguaçu).

Horário de funcionamento: 08h às 12h e das 13h às 18h.


Localização do Horto Municipal: Rua Avanir Freiberger, 220 – Centro, Biguaçu/SC. 88160-148.
 

LEI Nº 3617, DE 14 DE MARÇO DE 2016.